quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Questões sobre genética

 Pessoal, aqui selecionei só algumas questões, caso vocês queiram saber a resposta de algum outro problema relacionado à genética podem deixar nos comentários a questão, eu não sou nenhuma expert  no assunto  kkkk mas se estiver ao meu alcance eu ajudo :D






  Questões sobre:  A herança dos grupos sanguineos do sistema ABO

Questão  1 

1. Qual é o grupo sanguíneo cujas hemácias não aglutinam com nenhum dos dois tipos de soro, anti-A e
anti-B?

Resposta :   Tipo O 


Questão 2 

- (UFOP MG/1996/Janeiro)     
Um homem C, cujo sangue possui aglutininas anti–A e anti–B é casado com uma mulher B, que possui aglutinogênios A e B. As seguintes pessoas poderão receber sangue de pelo menos um dos filhos desse casamento, exceto:
a)    De pessoas do grupo A.
b)    De pessoas do grupo B.
c)    Dos filhos do cruzamento de pessoas dos grupos O com AB.
d)    Do homem C.
e)    da mulher B.

Resposta d  vamos verificar porque.O problema nos informou que o homem C possui aglutinina anti- A e anti- B  portanto o tipo sanguineo dele é  O  ii  . Logo em seguida disse que a mulher B possui aglutinogênios A e B  então seu tipo sanguineo e AB IA IB .   Fazendo o cruzamento desse casal  ii x IA IB  teremos os filhos com os seguintes tipos sanguineos :

                          Genótipos             IA i , IB i ,  IA i , IB i , 

                          Tipos sanguineos    A      B      A      B  


A pergunta foi  o seguinte, quais pessoas poderão receber sangue de pelo menos  um dos filhos desse casamento ? 

olhando as opções  letra a )  de pessoas do grupo A ? correto. Pois um dos filhos  tem o tipo sanguineo A  esse pode receber sangue de um filho que tenha   tipo sanguineo tipo  O e A. 

letra B ) de pessoas tipo B ?  correto.Pois um dos filhos do casal possui tipo B e esse pode doar sangue para uma outra pessoa que seja tipo B ou O . 

letra C )  dos filhos do cruzamento de pessoas dos grupos O com AB ? correto. . Pois como fizemos o cruzamento acima de ii x IA IB  verificamos que os filhos podem sair com o tipo sanguineo A e B e esses podem receber sangue tanto do tipo O ( Um indivíduo de sangue do tipo O possui aglutininas anti-A e anti-B, só podendo receber sangue do tipo O. Por o tipo O não apresentar aglutinogênio, pode ser doado para indivíduos de todos os tipos sanguíneos, sendo por isso conhecido como doador universal. ) quanto pode receber sangue da mãe em questão que tem o tipo sanguineo AB esse pode doar sangue para tipo A e tipo B .

letra d ) do homem C ?  Errada. Pois  uma pessoa do tipo sanguineo O  não pode receber sangue de pessoas do tipo A e B . 

letra  E ) Correta. Pois pessoas do tipo sanguineo AB podem receber sanguem tanto de pessoas do tipo A quanto de pessoas do tipo B . ( receptor universal) 
              


Questão  3


Julgue as alternativas abaixo com V ou F:
A) (  ) Heredogramas são representações gráficas das relações de parentesco entre indivíduos de uma família.
B) (  ) Podemos afirmar que o genótipo é o resultado da interação entre fenótipo e o ambiente.
C) (  ) Cruzamentos-teste  são utilizados, entre outras coisas, para determinar genótipos.
D) (  ) Um homem de sangue B e uma mulher de sangue A não podem ter filhos de sangue do tipo O.
E) (  ) Um homem de sangue O e uma mulher de sangue A não podem ter filhos de sangue do tipo B.

Resposta :  A)Verdadeiro.
B)Falso: o fenótipo é o resultado da interação entre genótipo e o ambiente.
C)Verdadeiro.
D)Falso: Caso ambos sejam heterozigotos, há 25% de chances de terem filho de sangue do tipo O a cada gestação.
Homem: IBi   
Mulher: IAi
E) Verdadeiro: nem o homem nem a mulher, neste caso, possuem alelos para sangue do tipo B. Tal casal pode ter filhos do tipo O e A, caso a mulher tenha alelo recessivo; ou somente A, caso ela seja homozigótica.


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Questões de Genética com respostas





Questão 1

(FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:


a)      100% vv, verdes;
b)      100% VV, amarelas;
c)       50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;
d)      25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;
e)      25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.

Resposta c 
Por quê ? O enunciado nos diz que as ervilhas verdes são homozigóticas com genótipo recessivo (vv), e que as ervilhas amarelas são heterozigóticas com genótipo dominante (Vv). Ao cruzarmos esses indivíduos teremos:
A partir da resolução acima podemos concluir que 50% dos descendentes possuem genótipo Vv, ou seja, cor amarela, e os outros 50% possuem o genótipo vv, ou seja, cor verde.


Questão 2 


Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:

a)      Apenas indivíduos Aa;
b)      Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;
c)       Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;
d)      Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.

Resposta  d 
Por quê ? Se os dois gatos são heterozigóticos, logicamente os dois terão o genótipo Aa, dessa forma:
Conforme a resolução acima, podemos concluir que os descendentes desse cruzamento terão genótipo AA, Aa e aa na proporção de 1:2:1 respectivamente.

Questão 3 


Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:

a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc 
b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc
c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC
d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc
e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc

Resposta  b 
Por quê ?   No problema disse que o rato era heterozigoto Cc e cruzou com uma fêmea tb  heterozigota Cc   Então  o cruzamento de Cc x Cc será  : CC, Cc, Cc, cc proporção genotípica de :  1/4 ; 2/4; 1/4  respectivamente. No problema também disse que com a fêmea tem dezesseis descendentes  então  logo multiplicamos toda proporção genotípica por 16.  

   Ficará assim :  1/4 x 16 =  4 CC
                          2/4 x 16 = 8 Cc 
                          1/4 x16 =  4 cc 
           resposta  b  4CC  8Cc  4 cc

Questão 4 


De um cruzamento de boninas, obteve-se uma linhagem constituída de 50 % de indivíduos com flores róseas e 50 % com flores vermelhas. Qual a provável fórmula genética dos parentais?

a) VV x BB
b) VB x VB
c) VB x VV
d) VB x BB
e) BB x BB

Respota c 
Por quê ?  Vamos cruzar todas as prováveis formulas para deixar mais claro. Cruzando se a primeira opção da questão  VVxBB  o resultado dessa cruzação será VB, VB, VB, VB 
100% róseas .  

  Cruzando se a segunda opção VBx VB   será: VV, VB, VB, BB  
25% Vermelha
50% rósea
 25% Branca 

Cruzando- se a terceira opção  VBxVV será : VV, VV, VB, VB  
50% róseas
 50 % vermelhas 
                                                                                          
essa é a opção correta ! 
 se quiserem terminarem as demais para confirmar,  só para relembrar essa é uma questão de Dominância incompleta .


Nem todas as características são herdadas como a cor da semente da ervilha, em que o gene para a cor amarela domina sobre o gene para cor verde. Muito frequentemente a combinação dos genes alelos diferentes produz um fenótipo intermediário. Essa situação ilustra a chamada dominância incompleta ou parcial. Um exemplo desse tipo de herança é a cor das flores maravilha. Elas podem ser vermelhas, brancas ou rosas. Plantas que produzem flores cor-de-rosa são heterozigotas, enquanto os outros dois fenótipos são devidos à condição homozigota. Supondo que o gene V determine a cor vermelha e o gene B, cor branca, teríamos:



VV = flor vermelha
BB = flor branca
VB = flor cor-de-rosa





Questão  5 

(UFC-CE-83) Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de:

a) 25%
b) 50%
c) 0%
d) 100%
e) 75%

Resposta  b 

Bom, para resolver essa questão eu aconselho fazer o heredograma, porque fica mais fácil de visualizar a questão. desenhando o heredograma fica assim :  



                o meu desenho não ficou  muito bom, mas dá pra entender rsrs   

obs:  Para quem não sabe interpretar um heredograma :  o  Quadrado representa o homem,  o círculo ( circunferência ) representa a mulher e o losango representa o sexo  indefinido,  ou seja,  sem informação quanto ao sexo do indivíduo. 


 Essa é a resolução pela forma de heredograma,  podemos observar que  a probabilidade do casal ter um filho de olhos azuis é de 50 %.

 olhos azuis  é recessivo  : aa
 olhos  castanhos é dominante : AA, Aa  









domingo, 22 de setembro de 2013

Genética

Introdução 


 Genética é a área da Biologia que estuda a transmissão do material genético ao longo das gerações, a natureza química do material hereditário e seu modo de ação


 A maior contribuição para a genética  atual foi dada pelo monge Gregor Mendel ( 1822-1884), que realizou experimentos com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro de Brünn, na Áustria ( atualmente Brno, na República tcheca).


          Gregor Mendel

Resumidamente o quê Mendel postulou foi o seguinte : Que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio de fatores que se encontravam nos gametas.

 Atualmente, os fatores mendelianos são denominados genes.

   Em 1910, realizando experimentos com a mosca Drosophila melanogaster , Thomas Hunt Morgan (1866-19450) e seus colaboradores reforçaram a ideias e comprovaram a teoria cromossômica da herança, segundo a qual os genes estão localizados nos cromossomos.


Cromossomos e genes 

Acima vimos que os fatores mendelianos, atualmente chamados de genes contêm as informações genéticas dos indivíduos e são transmitidos de pais para filhos. Vimos também que os genes não se encontram soltos dentro das células, mas localizadas nos cromossomos. Segundo Morgan e seus colaboradores, os genes dispõem-se linearmente nos cromossomos.

 


Reino Protista

Introdução 

  O termo " Protista" deriva do grego e significa " primeiro de todos" refletindo a ideia de que eles teriam sido os primeiros a surgir no curso da evolução. Este Reino compreende aos Protozoários e as algas. 

  O termo " Protozoário"  deriva do grego e significa " primeiro animal". Este termo for criado há muitos anos para organismos eucariontes unicelulares, heterótrofos e com capacidade de deslocamento.

  O termo "Alga"  é também empregado como uma designação coletiva, sem valor taxonômico, para seres fotossintetizantes que vivem  em ambientes aquáticos ou terrestre úmido e que não apresentam organização complexa do corpo, podendo ser uni ou multicelulares sem tecidos verdadeiros.



Reino Monera

Bom pessoal a explicação abaixo será para ajudar a vocês a entenderem um pouco sobre esse reino que é muito interessante . Este reino compreende a todos os seres procariontes unicelulares/ Bactérias e cianobactérias


                                                       Estrutura das Bactérias:
Elas são simples ,como vocês podem observar a Bactéria  não tem nucléo, e sim o nucléoide ,  o material genético fica disperso pois ñ tem carioteca . As Bacterias possuem um parede celular denominada de Peptidoglicano que é  a soma de carboidratos + aminoácidos.

 O que tem dentro de uma célula Bacteriana? apenas um cromossomo que é feito de uma molécula de DNA circular . Além desse DNA há um outro que nós chamamos de PLÁSMÍDIO que também é circular só que bem menor. Obs: nem todas as bactérias possuem esse plásmídio.

Qual a importância dos Plasmídios? eles podem ter uma grande importância porq ele pode conter genes que dão á bactéria resistência a antibióticos.
        Se a bactéria tem um cromossomo significa que toda bactéria é aplóide.
Obs: Os cromossomos é quem fazem a sínteze próteica.


                                                  Formas das Bactérias 




As Bactérias podem viver isoladas: Cocos, bacilos, Espirilos,Vibriões e espiriguetas.
ou podem viver em colônias: Diplicocos, Estreptococos, Esstafilococos e Sarcinas.



                                                 Estrutura Fisiológica

 
 O sexo em bactérias acontece de três maneiras:
1)Conjugação:Duas bactérias unem-se e estabelecem entre si uma ponte de transferência. Uma delas, chamada de "macho", duplica parte de seu DNA e doa essa parte para a outra bactéria, que é chamada de " fêmea".

2) Transformação: uma bactéria absorve moléculas de DNA disponíveis no meio e incorpora-as ao seu DNA. Essas bactérias ficam então com constituição genética modificada e são chamadas de transformadas.

3) Transdução: transferência de genes de uma bactéria para outra po intermédio de vírus.


                                                    Metódo de Gram




 Pelo metódo de gram as bactérias podem ser classificadas em gram-positivas e gram- negativas. Nesse metódo elas são submetidas a um corante violeta especial que evidência a presença de peptidoglicano. As bactérias gram-positivas retêm o corante. mas as gram-negativas não, porque estas têm uma camada externa adicional, semelhante a uma segunda membrana plasmática, que evita o contato do corante com o peptidoglicano. As bactérias gram-positivas são mais sensíveis a antibióticos.


                                            Diversidade entre as bactérias

A diversidade metabólica nos procariontes é enorme e muito parecida do que a verificada nos eucariontes.
                 As bactérias podem ser heterótrofas ou autótroficas.
       As heterótrofas podem realizar os vários tipos de Fermentação e vários tipos de Respiração.
       As autótrofas realizam quimiossíntese e fotossíntese.


                                 Reprodução nos Moneras

                  As bactérias possuem alto poder de reprodução assexuada por bipartição.Por esse processo, em algumas horas, sob condições ambientais adequadas, uma única bactéria pode dar origem a milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si, formando clones.
               É comum entre as bactérias a formação de estruturas de resistências: os endósporos  estes  são produzidos no interios das célula, quando as condições do meio se tornam adversas.              

                                              As Bactérias e a saúde humana      
As bactérias são agentes etiológicos de  diversas doenças como:
                                           Botulismo
agente etiológico: Clostridium botulinum
Modo de trasmissão: ingestão da toxina liberada pela bactéria, principalmente em alimentos enlatados e conservas artesanais.
Características da infecção: a toxina bloqueia a transferência dos sinais nervosos para os músculos.
Medidas profiláticas: cuidados higiênicos  ao processar alimentos; não consumir alimentos contidos em latas
 estufadas.

                                       Coléra
agente etiológico: Vibrio cholerae.
Modo de transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados pela bactéria.
Características da infecção: diarréia acentuada com fezes em "água de arroz", vômitos e câibras.
Medidas profiláticas: tratamento dos doentes; saneamento básico; ingerir água somente fervida ou clorada; lavar  bem as verduras e frutas; não ingerir frutos do mar crus, apenas bem cozidos.