sábado, 30 de abril de 2011

Questões Reino Protista com respostas

1) Quais são as características que fazem com que os res vivos sejam incluídos no reino protista? Quem os representa?

Os seres do reino protista são eucariontes e unicelulares. Esse reino é representado por protozoários e algas unicelulares.

2) Qual é o critério de classificação dos protozoários? Cite-os e explique-os.

Os protozoários são classificados segundo sua estrutura de locomoção. Os esporozoários não possuem estrutura de locomoção; os rizópodes possuem falsos pés; os flagelados se movem por um ou mais flagelos e os ciliados se movem com o movimento de seus cílios

3) Quais são os sintomas da amebíase? Como se contrai a doença?

A amebíase provoca diarréia intensa, às vezes, acompanhada de sangue e de dores abdominais. Essa doença é contraída por água e alimentos contaminados com a ameba.

4) Como se contrai a doença de Chagas?

A doença de Chagas pode ser transmitida pelo barbeiro infectado que pica a pessoa e defeca suas fezes com o protozoário, a pessoa ao coçar o local coloca o protozoário em sua corrente sanguínea; outro modo de contrair a doença é através da transfusão de sangue contaminado como o protozoário e a mãe pode transmitir para o feto através da placenta ou para o bebê pela amamentação.

5) O que a leishmaniose provoca? Qual é o transmissor da doença?

A leishmaniose provoca ulcerações na mucosa da boca e do nariz e obstrução nasal, levando a insônia a sono agitado. A doença é transmitida pela picada do mosquito flebótomo (ou mosquito-palha).

6) Fale sobre:

a) a malária  - essa doença é transmitida pelo mosquito do gênero Anopheles ou mosquito-prego. O protozoário ataca as hemácias do sangue e liberam uma toxina, quando as hemácias se rompem o doente tem febre. Por isso, essas febres ocorrem periodicamente. A doença causa problemas no fígado e no baço, também. O protozoário se reproduz assexuadamente na pessoa e sexuadamente no mosquito.

b) toxoplasmose essa doença é transmitida por cistos que ficam nas fezes de animais domésticos, principalmente de gatos. Ela provoca febre, dores musculares, vômitos. Mas, é em mulheres grávidas que é grave pois, pode deixar a criança pode ter problemas mentais, cegueira ou até mesmo o feto pode chegar a morrer.

7) Considere as seguintes afirmações referentes aos protozoários:

I. Considerando o nível de organização dos protozoários, pode-se afirmar corretamente que são seres acelulares como os vírus.
II. A classificação dos protozoários é feita com base nas estruturas de locomoção.
III. Pode-se afirmar corretamente que os protozoários só se reproduzem assexuadamente.
a) Apenas a II está correta.
b) Apenas a III está correta.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Todas estão corretas.


8) Os picos de febre que ocorrem na malária são devidos:

a) Ao aumento do baço, que passa a produzir mais glóbulos brancos.
b) À liberação de substâncias tóxicas por ruptura de glóbulos vermelhos.
c) À migração de protozoários para zonas cerebrais que controlam a temperatura.
d) À invasão do fígado pelo plasmódio.


9) Uma certa quantidade de água de lagoa com amebas foi colocada em frascos numerados de 1 a 5. Foram adicionadas quantidades crescentes de sais a partir do frasco 2 até o 5. Observando, em seguida, as amebas ao microscópico, constatou-se uma gradual diminuição da velocidade de formação de vacúolos pulsáteis a partir do frasco 2. No frasco 5 não se formaram esses vacúolos.

a) O que aconteceria se as amebas do frasco 1 não tivessem a capacidade de formar vacúolos? Por quê?
Como não foi adicionado sal no frasco 1 onde a ameba estava, a entrada de água continua da mesma forma por osmose, ou seja, do meio menos concentrado( água) para o mais concentrado (interior da ameba), desta forma sem o vacúolo, a ameba sofreria lise ( ruptura da membrana) e morreria.

b) Por que no frasco 5 não se formavam vacúolos ?
Porque o meio externo tornou-se isotônico( concentrações iguais) com relação ao meio interno( dentro da ameba), a quantidade de água que entra e sai das amebas é a mesma.

c) Qual a principal função do vacúolo pulsátil?
Realizar a osmorregulação, ou seja, deixam o meio externo com concentração idêntica ao meio interno do ser vivo, permitindo a expulsão do excesso de água com excretas tóxicas ao organismo.

10. (UNICAMP-SP) Quando intensamente parasitada por Giardia lamblia, uma pessoa passa a sofrer de certas deficiências nutricionais. Estas são explicadas pela interferência na absorção de nutrientes, devido ao fato de que esses parasitas cobrem a mucosa de extensa região do tubo digestivo.

a) Qual é esta região?

Intestino delgado, onde ocorre a absorção de nutrientes.

b) De que maneira se adquire esta parasitose?

Adquire-se pela ingestão de cistos do protozoário em alimentos e água contaminados.

c) Qual o processo de reprodução que ocorre neste parasito?

Cissiparidade (reprodução assexuada).


11) Um aluno escreveu em seu caderno que o causador da doença de Chagas é Trypanosoma cruzi. Ele está certo? Como se contrai a doença de Chagas?

Sim. Porque este protozoário circula no sangue periférico e tecidos, provocando lesões teciduais graves, principalmente no coração e em órgãos do aparelho digestivo (esôfago e intestino).
Para sua transmissão é necessario a participação de um vetor - o inseto mais conhecido no Brasil como barbeiro (Triatoma infestans) que é um hematofágo - suga o sangue em todas as fases de seu ciclo evolutivo. Vive, em média, de um a dois anos, evoluindo de ovo a ninfa e adulto. O homem se infecta durante a hematofagia, quando o barbeiro elimina os tripomastigotas metacíclicos (ultima fase do ciclo evolutivo deste flagelado antes de se tornar Trypanosoma) em suas fezes. Essas são as formas infectantes e podem penetrar pelas mucosas, quando o homem leva as mãos contaminadas aos olhos ou nariz, e por soluções de continuidade, como as provocadas pelo ato de coçar ou pelo orifício da picada do barbeiro.

5 comentários: